Minerais

Fósforo

O consumo de fósforo adequado à fase fisiológica e ao porte do animal e em perfeito equilíbrio com a ingestão de cálcio promove um crescimento harmonioso e melhora as funções do organismo. Em animais idosos, a ingestão de fósforo deve ser reduzida, pois pode agravar os sinais de insuficiência renal quando presente.

O que é?

Etimologicamente falando, a palavra fósforo  significa "o portador da luz." Esse mineral foi descoberto em 1669 por um alquimista alemão, que, ao evaporar a urina e queimar os resíduos em uma retorta,  liberou o fósforo na forma de um vapor que brilhava no escuro.

Seu papel no organismo

O fósforo tem várias funções, sendo que todas são igualmente importantes. 86% do fósforo do organismo fica retido nos ossos, onde junto com o cálcio, ele é responsável por deixar o esqueleto sólido. É um dos componentes das membranas celulares e um mineral que o corpo necessita para distribuir energia (através do trifosfato de adenosina, também conhecido por ATP). O fósforo também é incorporado ao DNA e ao RNA, que transportam a programação genética da célula.

Fontes naturais

O fósforo é encontrado nos ossos dos mamíferos na forma de sais minerais, bem como nos minerais, como os fosfatos. A carne é geralmente rica em fósforo. Quando há a necessidade de restringir o fósforo na alimentação, algumas das proteínas animais podem ser substituídas por proteínas vegetais (trigo ou glúten de milho).

  • facebook
  • youtube
  • instagram