Dia do Amigo – Conheça os benefícios da interação entre animais de estimação e seres humanos e confira algumas dicas para tomar a decisão de ter um melhor amigo - Royal Canin

Dollarphotoclub_64329174

No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. E quem disse que a amizade precisa se restringir às relações humanas? A frase clichê de que os animais são os melhores amigos do homem nunca foi tão verdadeira. Não existe amizade mais sincera do que a existente entre alguns animais e o homem.

E, essa relação já vem de longa data. Os animais vêm sendo um componente central da vida humana há milhares de anos. Uma pesquisa inédita realizada pelo IBOPE Inteligência, em parceria com o Centro de Pesquisa WALTHAM™ – a principal autoridade científica mundial em bem-estar e nutrição de pets – e o Professor Doutor Ricardo Dias, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), comprovou a conexão emocional dos brasileiros com animais de estimação, aspecto evidenciado pela intenção de 100% dos entrevistados que não possuem pets em ter um, sendo que 90% deles pretendem adquirir um cão e 20% um gato. Os benefícios dos animais de estimação para a saúde e o bem-estar dos seres humanos é um assunto amplamente estudado por WALTHAM™, constando que os pets representam uma parte essencial da sociedade e fornecem um apoio valioso em facilitar a interação humana e os contatos sociais, além de proporcionar companhia. As evidências científicas têm demonstrado os inúmeros benefícios advindos dos pets, não só para os seus tutores, mas também para a sociedade como um todo. Estudos comprovam que compartilhar bons e maus momentos da vida com um animal de estimação pode ajudar as pessoas a se manterem mais felizes e saudáveis. Observa-se, ainda, que pessoas com animais de estimação têm respostas fisiológicas mais saudáveis ao estresse, inclusive frequência cardíaca e pressão sanguínea de base mais baixas. Outro aspecto observado nos estudos de WALTHAM™ foi a base hormonal do vínculo entre humanos e animais, que demonstrou picos de oxitocina (hormônio responsável, entre outras funções, por desenvolver apego e empatia) tanto nas pessoas, quanto em seus cães quando interagem positivamente.

Embora essa relação seja repleta de benefícios, é importante haver muita responsabilidade na tomada de decisão de se ter um animal de estimação, afinal de contas, trata-se de uma vida e do estabelecimento de um vínculo repleto de responsabilidades.

Reflita sobre a escolha de um animal de estimação

Um pet fará parte de uma família por anos e, por isso, é importante reservar tempo para pesquisar sobre o animal de estimação que mais se encaixa no estilo de vida e perfil da família, bem como planejar sua chegada e integração. Há quem esqueça que cuidar de um animal exige tempo para oferecer carinho, levá-lo ao Médico-Veterinário e limpar as fezes e xixi e, muitas vezes, são estes os motivos que geram o abandono e a devolução de pets adotados aos abrigos.

Confira algumas dicas sobre posse responsável para uma decisão consciente de se ter um pet:

• Pesquise sobre o animal e veja se ele é compatível com o seu estilo de vida e perfil familiar.
  • Considere que o tempo médio de vida de um animal é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Não haja por impulso.
  • Caso já tenha outros animais em casa, apresente o novo morador de forma gradual e fique sempre atento à convivência.
  • Mantenha o pet sempre dentro de casa, jamais solto na rua.
  • Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.
  • Todo pet precisa de alimentação de qualidade, que leve em conta suas necessidades, e muita água fresca e limpa.  Seu bem-estar também depende de uma boa nutrição.
  • Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao Médico-Veterinário.
  • Zele também por sua saúde psicológica. Dê atenção, carinho, ambiente adequado e reserve um momento do dia para as brincadeiras.
  • O Brasil tem milhões de animais abandonados. Pets adultos também se adaptam com facilidade às mudanças e tem condições de oferecer e receber muito carinho.

Sobre a Mars, Incorporated

A Mars, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®, TWIX®, SNICKERS®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA™, ROYAL CANIN® e UNCLE BEN’S®. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento acima de US$ 35 bilhões em vendas oriundas de seus seis segmentos de negócio: Petcare, Chocolate, Wrigley, Food, Drinks e Simbiocience. Mais de 80 mil colaboradores de 78 países estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa: Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade, e trabalham, diariamente, para desenvolver o relacionamento mútuo com todos, promovendo o crescimento do qual a empresa se orgulha.

Para mais informações sobre a Mars, Incorporated, por favor acesse www.mars.com/brazil/pt.

Informações para a Imprensa | In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

Tatiana Katibian ( tatiana.katibian@inpresspni.com.br) – (11) 3323-3796