Julgamento - Royal Canin

Organizações Mundiais de Felinos

Julgamento

A exposição, um momento decisivo

A exposição é o momento decisivo para a criação e a seleção de gatos de raça, uma vez que são os juízes que escolhem, apresentam e recompensam os melhores gatos em cada categoria e, consequentemente, seus criadores. Para o público, é uma oportunidade para admirar a diversidade de raças felinas. A exposição mais antiga foi a do Palácio de Cristal em Londres em 1871.

Julgamento convencional ou tradicional: LOOF,FIFe,WCF,GCCF...

Cada gato é apresentado individualmente pelo seu proprietário ao juiz que o examina e registra seus pontos fortes e fracos em um formulário preparado pelo clube organizador, no qual consta a raça, a cor, o gênero, a idade e a categoria em que participa.
Após a conclusão desse relatório, são concedidos ao gato um julgamento qualitativo e um título, caso ele tenha mostrado mérito o suficiente. Se vários gatos estiverem competido na mesma categoria, estes são classificados em relação uns aos outros, ficando o título de ganhador com o que obter a primeira colocação, uma vez que tenha sido considerado merecedor por respeitar os padrões da raça e o expositor sai com um certificado de campeão.

Julgamento no estilo americano: CFA,TICA...

Para serem julgados, os gatos são colocados em um semicírculo onde são apresentados individualmente ao juiz. Ele/ ela os classifica, do primeiro ao último, por cor, grupos de cores ou divisões e por raça, de acordo com sua categoria de entrada. No fim desta sessão, que devera ser em público e oral, o juiz chama de novo os dez melhores gatos, independentemente da raça, e os classifica outra vez do décimo ao primeiro, o que faz com que a final seja sempre emocionante.
Os gatos são julgados por vários juízes, cada um responsável por sua própria final. Este sistema de julgamento permite que os melhores gatos sejam selecionados; além do mais, no fim da exposição, calculá-se a média das classificações obtidas. Nenhum certificado de campeão é emitido, mas uma classificação anual por "região" mostra o posto de cada gato de acordo com sua categoria (adulto, castrado, filhote) e sua raça.

  • facebook
  • twitter
  • youtube