Dando as boas vindas ao filhote

Dando as boas vindas ao filhote

A chegada do cachorrinho ao novo lar

Seja seu cão um adulto ou um filhote, as boas vindas à sua nova casa devem ser preparadas. Muitas são as regras que devem ser aplicadas mediante a sua chegada, pois assim será mais fácil para ele encontrar seu lugar na nova casa.

Ao chegar, o cachorrinho vai conhecer os membros da família e o ambiente no qual vai se desenvolver a partir de agora. De modo geral, um ou dois dias são necessários para que o cachorrinho se adapte. Se recebido com tranqüilidade e suavidade, em breve terá seus lugares prediletos, onde vai sempre se sentir bem.

Um animal de matilha em sua casa

O cão é um animal de matilha que encontra o equilíbrio na estabilidade e hierarquia da matilha. É por isso que ele deve entender que o homem é o dominante. Esta regra se aplica a todos os cães, qualquer que seja seu tamanho, e evita que o animal se torne o "tirano" da família. Adotar um comportamento coerente e consistente é o que importa. Logo que chega, o cachorrinho deve ser recebido com suavidade a fim de se tranquilizá-lo, mas também com firmeza no que se refere ao que é proibido. Assim, o relacionamento de confiança, que se estabelece com o tempo, entre o cão e seu dono não será perdido.

O que é permitido, o que não é

O cão sabe muito bem a diferença entre o que é permitido e o que não é. Por exemplo, se você tolerar que ele deite no sofá ou na cama nos primeiros dias, não será fácil proibi-lo depois. Portanto, é importante mostrar a ele quem manda na casa, proibindo-o de subir nas camas e mostrando quais são seus brinquedos. Você também deve escolher o lugar onde ele fará as refeições, com tranquilidade e paz, e deve proibi-lo de pedir comida. É importante que ele tenha também um lugar fixo para dormir, um tapete ou um canil, sempre localizado longe de portas e janelas, de modo que ele não tenha a impressão de ter o controle sobre o que sai e entra na casa. 

Equipamentos a serem fornecidos

O que você deve fornecer para acomodá-lo continua simples, mas indispensável. Para começar, você vai precisar de uma coleira e uma guia para os passeios, além de dois recipientes; um para a comida e outro para a água. Você deve optar por recipientes separados feitos de aço inoxidável ou outro material que não retenham cheiros. Além do mais, certos cães têm alergia ao plástico. Certifique-se de que ele tenha sempre água fresca à disposição e que seus recipientes estejam sempre limpos. Uma cesta de dormir vai lhe mostrar o lugar de descansar. Você também deve verificar o necessário para cuidar de sua pelagem, de acordo com o tipo de pelo. Alguns brinquedos, coerentes com sua idade.

Segurança

Muitos são os potenciais perigos para um cachorrinho. Mesmo que ele durma muito, você deve vigiá-lo, ainda que isto signifique, durante algumas horas de ausência, colocá-lo em um quarto onde não há nenhum perigo. Escadas, de onde correm o risco de caírem, quartos de crianças, onde podem morder ou engolir brinquedos, são alguns dos lugares que você deve proibi-lo de acessar.

  • facebook
  • youtube
  • instagram