Filhotes de raças gigantes - Royal Canin

Do crescimento à fase adulta

Filhotes de raças gigantes

Os GIANTS

Os cães de tamanho gigante, os GIGANTES, são indivíduos cujo peso adulto excede 45 kg. Esses cães representam mais de 25 raças. Seu crescimento intenso e prolongado deve ser monitorado de perto para combater o desenvolvimento de desordens osteoarticulares ao mesmo tempo em que se leva em conta sua baixa tolerância digestiva.

O Bloodhound, um cão de caça, o Rottweiler, um cão pastor, o São Bernardo, um cão de montanha, o Terra Nova, um cão de salvamento no mar, são alguns dos cães que possuem essa estatura imponente. Seu crescimento único sublinha a fragilidade do corpo desses cães enormes.

Duas etapas para um longo e intenso período de crescimento

Um filhote GIGANTE alcança seu peso adulto médio por volta dos 18 meses de idade. Entre 2 e 8 meses, ele ganha, em média, 2 cm a cada quinzena e continua a crescer até os 18 ou 24 meses, quando seu peso de nascimento terá sido multiplicado em 80 ou 100 vezes (comparado com 20 a 30 vezes de uma raça pequena). Muito mais do que para as raças pequenas e médias, o desmame acontece em um momento crítico do crescimento, quando as necessidades nutricionais do cachorrinho estão em seu máximo. Até os 8 meses de idade, a primeira etapa do crescimento é realmente exponencial, extremamente rápida e coincide, em grande parte, ao período no qual o filhote GIGANTE forma suas próprias defesas imunológicas, entre a quarta e a décima segunda semana de vida. Dos 8 aos 18-24 meses de idade, uma etapa de crescimento muito mais lenta registra o desenvolvimento dos músculos.

As ingestões nutricionais devem ser adaptadas

Em um filhote de raça gigante, o risco está em tentar  obter um crescimento muito rápido. Um alimento Nutrição Saúde apropriado para essa primeira etapa do crescimento, dos 2 aos 8 meses de idade, deve ter um conteúdo moderado de gordura e de energia  para controlar a taxa de crescimento e prevenir qualquer ganho de peso em excesso, ao mesmo tempo em que oferece um volume de ingestão de alimento não muito limitado. Esse alimento também deve conter nutrientes que contribuam para a saúde de ossos e articulações, junto com com nutrientes que auxiliam as defesas naturais do filhote.
A partir dos 8 meses de idade, o período de risco para a saúde do esqueleto termina: as cartilagens de crescimento presentes em todos os ossos do filhote começam a se fechar. O fechamento completo das cartilagens acaba ao redor dos 18 meses e, então, o cachorrinho continua ganhando peso, desenvolve a  massa muscular, mas não cresce muito mais: 90% de seu tamanho adulto já foi alcançado. Um alimento de crescimento Nutrição Saúde adequado a essa segunda etapa deve oferecer uma concentração de energia mais alta do que o alimento da primeira etapa, mas sem qualquer excesso, a fim de não provocar uma sobrecarga às articulações ainda imaturas.
No que diz respeito à primeira ou à segunda etapa do crescimento dos filhotes GIGANTES, é essencial que se leve em conta sua sensibilidade digestiva.

Um sistema digestivo sensível

Os filhotes GIGANTES demonstram uma maior sensibilidade digestiva do que os filhotes de outras raças. Tal sensibilidade se deve a inúmeras características anatômicas e fisiológicas. Com um aparelho digestivo proporcionalmente menor do que o de um cão pequeno, a duração do trânsito intestinal é praticamente duplicada, o que resulta no aumento da atividade de fermentação e na produção de fezes úmidas e não muito consistentes. O alimento de crescimento Nutrição Saúde é formulado com proteínas de qualidade excepcional a fim de ser altamente digestível. A associação de uma combinação de componentes ativos que enriquecem a microbiota (ou flora) intestinal e protegem a mucosa digestiva, juntamente com o psyllium, que regula o trânsito intestinal, fornece uma solução para essa sensibilidade, além de melhorar a qualidade das fezes.
O alimento de crescimento Nutrição Saúde do filhote GIGANTE o ajuda durante as duas etapas desse período decisivo, fornecendo-lhe segurança digestiva máxima e o controle da taxa de seu crescimento.

  • facebook
  • youtube
  • instagram