A curva de crescimento

A curva de crescimento

Cada cão tem um crescimento diferente

Sejam eles pequenos, médios, grandes ou gigantes, nem todos os cachorrinhos tema a mesma intensidade e velocidade de crescimento. As curvas de crescimento possibilitam controlar a tendência adequada de crescimento, uma vez que não são lineares em relação ao tempo.

Uma etapa decisiva na vida do cão, o crescimento determina ao mesmo tempo o temperamento do adulto e também a morfologia e a harmonia de suas formas.

Curvas de crescimento e de peso

Para tentar determinar se o crescimento do cachorrinho está ou não normal, seu veterinário dispõe de várias ferramentas muito úteis: as curvas  de crescimento médio para machos e fêmeas. Elas possibilitam verificar o desenvolvimento do peso do cachorrinho desde seu nascimento até a maturidade. O ganho diário de peso (GDP) aumenta depois do nascimento, estabiliza-se de maneira variável e, então, diminui à medida que  o animal se aproxima da maturidade (idade e peso adultos). Enquanto o peso dos cachorrinhos aumenta com muita rapidez, entre 5 a 10% ao dia nas primeiras semanas, a avaliação dessas curvas de referência para muitas raças demonstra que os indivíduos de raças pequenas, os quais combinam uma taxa de crescimento lenta a um crescimento precoce, já são bastante pesados, no nascimento e no desmame, no que diz respeito a seu peso adulto. Em outros termos, esses resultados podem ser ilustrados ao se dizer que um cachorrinho de pequeno porte nasce "melhor acabado" do que um cachorrinho de médio e grande porte. Por outro lado, o último tem um peso de nascimento relativamente baixo e registrará um crescimento agudo e prolongado.

Diferenças significativas em precocidade de acordo com as raças

As diferenças entre as raças de cães podem ser observadas logo no nascimento. Por exemplo, uma cadela Poodle Miniatura dá à luz de 1 a 3 filhotes com peso médio entre 150 a 200 gramas cada um. Uma cadela Terra Nova dá à luz de 8 a 10 filhotes e o peso de crescimento deles varia entre 600 e 700 gramas. Mesmo que um cão adulto de raça gigante pese 25 vezes mais do que um cão de raça pequena, a relação de peso de nascimento é apenas de 1 para 6. O caminho a ser percorrido durante o crescimento para se alcançar a estatura e o peso adulto é, portanto, bastante diferente de acordo com as raças. Assim:

  • metade  do peso adulto é alcançada por volta dos 3 meses de idade para um cachorrinho de raça pequena, mas por volta dos 5 a 6 meses para um cachorrinho de raça grande;
  • Um Poodle Miniatura alcança seu peso adulto por volta dos 8 meses de idade; sendo assim, ele multiplica seu peso de nascimento por 20. Por outro lado, um Terra Nova ainda cresce dos 18 aos 24 meses de idade, quando multiplica seu peso de nascimento por aproximadamente 100!

É essencial entender essas diferenças no crescimento precoce e o comportamento biológico durante essa etapa, pois elas explicam, em especial, a necessidade de oferecer, para um crescimento harmonioso, um alimento Nutrição Saúde adequado não apenas à idade do cachorrinho, mas também ao seu tamanho e raça.

  • facebook
  • youtube
  • instagram