Lipídios

EPA e DHA

também conhecidos como ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexaenóico

Os ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 de cadeia longa (EPA e DHA) são especialmente conhecido por sua propriedade anti-inflamatória.
Existe uma alta concentração de EPA e DHA na retina: sua suplementação durante a gestação e nas primeiras semanas de vida aumenta a acuidade visual do animal.

No entanto, o enriquecimento dos alimentos com EPA e DHA prevê muitos outros benefícios:

  • proteção das funções cardíaca e renal (ação anti-inflamatória e ação anti-hipertensiva).
  • redução do risco de tumores.

O que é?

O DHA é encontrado em grande concentração no cérebro. Os carnívoros silvestres, principalmente os felinos, consumem DHA quando comem o cérebro de suas presas.

Seu papel no organismo

Presente no leite materno, o EPA e o DHA são indispensáveis para o desenvolvimento do cérebro e das retinas do embrião. Quanto maior a concentração de DHA no leite materno, maior maturidade do sistema nervoso do filhote.

Fontes naturais

Os ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 de cadeia longa são encontrados nos óleos de peixes de águas frias (por exemplo, salmão, cavala, linguado, arenque e badejo). O EPA e o DHA estão presentes no fitoplâncton e nas algas unicelulares e se concentram no tecido adiposo dos peixes à medida que são passados através da cadeia alimentar.

  • facebook
  • twitter
  • youtube