Lipídios - Royal Canin

Lipídios

Essenciais para cães e gatos

Os cães, mais do que os gatos, são naturalmente atraídos por alimentos ricos em lipídios, porém, seu acesso a tais alimentos deve ser limitado quando o animal não pratica uma grande carga de exercícios físicos. Na ausência de um racionamento rigoroso, o excesso de lipídios pode levar à obesidade, no entanto, os animais não podem ficar sem eles, pois fornecem energia e ácidos graxos essenciais.

Os lipídios constituem uma família de substâncias orgânicas mais comumente conhecidos como gorduras. Os ácidos graxos e glicerol, que juntos formam os triglicérides, são os principais elementos. Os lipídios podem ser simples (triglicerídeos, ceras) ou complexos (que contêm muitos outros elementos). As membranas celulares, por exemplo, são compostas de fosfolipídios.
As gorduras são a fonte de energia de referência para cães e gatos, que as oxidam para extrair a energia que necessitam.Um grama de lipídios representa cerca de 9 kcal de energia metabolizável, duas vezes e meia a mais do que o oferecido por um grama de carboidrato ou proteína.
Alguns ácidos graxos - chamados essenciais - desempenham também um papel estrutural para a célula ou atuam como precursores de  hormônios específicos. As fontes de lipídios são os alimentos ricos em gorduras animais (manteiga, banha, sebo, ovos, gordura de aves, óleo de peixe) e gorduras vegetais (óleos, sementes oleaginosas).

  • facebook
  • twitter
  • youtube