Açúcares - Royal Canin

Carboidratos

Açúcares

Também conhecidos como: Carboidratos Simples, Di- e Polissacarídeos

Os açúcares não têm nenhuma função preventiva ou curativa para os cães ou gatos. Mas, quando em excesso nos alimentos, podem causar obesidade e diabetes.

O que é?

Na linguagem cotidiana, quando falamos de açúcar, nos referimos ao poder adoçante e ao sabor de carboidratos como a sacarose ou a frutose. Quando não qualificado, este termo geralmente se refere à sacarose (açúcar da cana ou da beterraba), mas poderia muito bem se referir à glicose, frutose (açúcar das frutas) ou lactose (açúcar do leite). Ao contrário do cão, o gato não é sensível ao sabor doce.

Seu papel no organismo

Embora a lactose forneça energia imediata aos cachorrinhos ou gatinhos não desmamados, é preciso que eles tenham uma enzima digestiva especial, a lactase, que desaparece a medida que o animal para de se alimentar com leite. Uma vez que cães e gatos não conseguem sentir o sabor "doce" e são capazes de sintetizar sua própria glicose sanguínea a partir de proteínas, os açúcares não têm qualquer valor nutritivo para eles.

Fontes naturais

Os açúcares são formas simples de reservas de energia para a maioria das plantas com frutos, raízes ou tubérculos. A única fonte conhecida deste tipo encontrada no corpo é a lactose do leite.

  • facebook
  • twitter
  • youtube